Switch Language

DNC5ALED Chamada para trabalhos

Sessões temáticas | Chamada de trabalhos | Tema | Programa | Registro | Informações de viagem | Publicações | Organização | Outras línguas 

Consulte a versão em inglês ou espanhol para obter informações atualizadas.

 

Aqueles que desejam fazer uma apresentação durante a conferência, tanto para as sessões gerais quanto para uma das 24 sessões temáticas devem ser enviadas até 31 de dezembro de 2022 por meio do aplicativo Conftool: https://www.conftool.pro/dnc5aled-2023

Os participantes receberão os resultados da avaliação a partir de 15 de fevereiro de 2023.

Dúvidas e contato: dnc5aled@gmail.com

A partir da primavera de 2023, os participantes com e sem apresentação podem se inscrever através do mesmo link do Conftool.

 

A linguagem, a comunicação e o conhecimento ocupam um lugar central nas sociedades humanas hoje. Para além dos domínios da cultura e da estética, discursos abrangem realidades políticas e econômicas que não podem ser ignoradas. Como campo transdisciplinar, os Estudos do Discurso estão comprometidos com desafios teóricos, metodológicos e práticos, uma vez que os discursos atuam na criação e na transformação do mundo social.

Co-organizado pela DiscursoNet e pela Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED), este congresso explora as maneiras pelas quais os discursos fazem a diferença em sociedades contemporâneas. Convidamos participantes a refletir sobre o impacto que discursos podem causar em nossas vidas em um mundo que enfrenta múltiplas crises. Os usos da linguagem estão frequentemente associados à transmissão de uma ideia particular e à persecução de determinada agenda ideológica. Mas os discursos não apenas representam o mundo, mas também impactam sua configuração de maneiras cruciais. Em seu próprio trabalho, pesquisadoras e pesquisadores do discurso podem empenhar-se em promover mudanças sociais positivas. No entanto, em muitos casos, efeitos de discursos no mundo social não são pretendidos ou previstos.

DNC5-ALED convida contribuições sobre impactos do discurso em um mundo em múltiplas crises. Convidamos analistas do discurso de todo o mundo e demais pessoas interessadas em análise de discurso a fazer um balanço dos desenvolvimentos contemporâneos nos Estudos do Discurso. As possíveis propostas de comunicações para o congresso incluem os seguinte temas, sem se limitar a eles:

  • debates públicos em torno de questões sociais;
  • dimensões sociais, econômicas, políticas, jurídicas, comportamentais, institucionais, históricas, culturais, linguísticas do discurso em comunidades;
  • práticas discursivas e mudanças sociais, tecnológicas e políticas;
  • estratégias discursivas de valorização e desvalorização de pessoas, coisas, ideias;
  • estratégias de divulgação de resultados de pesquisas para um público não acadêmico;
  • relações simbólicas e materiais entre ordens de discurso;
  • impactos de discursos emancipatórios e autoritários;
  • crises políticas nas democracias contemporâneas;
  • colonialidade e decolonialidade de práticas do campo da Análise do Discurso;
  • desafios discursivos ligados a raça, classe e gênero.

O foco dos Estudos do Discurso varia de acordo com os contextos nacionais ou regionais específicos em que questões de poder e linguagem, subjetividade e desigualdade, linguagem e contexto são problematizadas. Por exemplo, comunidades de análise e teoria do discurso de língua espanhola, portuguesa, francesa e anglo-saxã seguem debates, terminologias e abordagens dinâmicas que nem sempre são bem conhecidas fora de cada comunidade linguística.

DiscursoNet is the interdisciplinary association of Discourse Studies, founded 2019 in Paris during its first joint congress with ALED. A Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso foi formada em 1995 para promover os Estudos do Discurso na América Latina. A ALED organizou 14 Congressos Internacionais e mais de 30 eventos nacionais nos países membros.

DNC5ALED é o segundo congresso conjunto entre DiscursoNet e ALED, e pretende ser um espaço de reflexão e diálogo entre diferentes tradições em Estudos do Discurso.

DNC5-ALED:

  • está aberto a pesquisadoras e pesquisadores do discurso de todas as disciplinas,
  • acolhe apresentações nas muitas línguas em que a pesquisa do discurso é feita,
  • visa criar e desenvolver espaços multilingues não hierárquicos e abertos ao diálogo interepistêmico,
  • acolhe movimentos sociais e praticantes de políticas públicas com interesse no discurso, além do público acadêmico.

Recebemos artigos que reexaminem os quadros teóricos do discurso, articulem novas abordagens, de diferentes campos e escolas, estudem os processos sociais empiricamente e reflitam sobre o potencial crítico dos Estudos do Discurso. Também convidamos contribuições que tratem de desafios teóricos e metodológicos nos Estudos do Discurso, preferencialmente com foco no impacto dos discursos em um mundo em crise. Resumos de até 250 palavras podem ser enviados em espanhol, português, inglês, francês e em outros idiomas e podem ser considerados desde que sejam suficientes para criar um “language stream”.

Encorajamos contribuições que busquem desenvolver novas abordagens sobre, por exemplo: subjetividades em sociedades contemporâneas; epistemologias; indexicalidade; ideologia; conhecimento e hegemonia; (de)colonialidade; governamentalidade na economia do conhecimento; protesto e ativismo; materialidade e discurso; crítica e reflexividade; comunicação bi-, multi- e translinguística; políticas linguísticas; discurso e gênero, classe, raça; migração; populismo; (neo) fascismo; discriminação; argumentação e retórica; cognição social; discurso institucional; comunicação e trabalho; práticas e identidades no trabalho; multimodalidade e análise de discurso; formatos de mídia e cultura digital; materialismo e discurso; humanidades digitais; interação intercultural; análise de corpus auxiliada por computador; conversação e interação etc.