DNC3ALED: Conhecimento e poder em um mundo policêntrico

Tema | Programa | Inscrição | Lugar | Publicações | Organização | Idiomas | DiscursoNet

As inscrições para submissão de trabalhos no DNC3-ALED foram prorrogadas para o dia 15 de outubro de 2018

DNC3ALED Banner PT

Tema da conferência

A legitimidade da “Europa” e do “Ocidente” como entidades territoriais e imaginárias está em crise. Tomamos consciência de um mundo cada vez mais policêntrico. Ao mesmo tempo, o domínio dos Estudos de discurso – isto é, as análises do discurso projetadas pelas diferentes disciplinas das ciências humanas e sociais – está crescendo de maneira fascinante pelo mundo. Os Estudos de discurso são conhecidos pelas suas orientações teóricas e suas ferramentas metodológicas que tomam a produção do sentido como uma prática social mobilizando, assim, as línguas, as mídias e as tecnologias. É nesse sentido que se torna um lugar propício para observar e analisar as novas concepções de um mundo pós-colonial e pós-eurocêntrico. Os diferentes entendimentos sobre a intersecção da linguagem e da sociedade, num conjunto de escolas específicas, teorias e abordagens no seio dos Estudos de discurso, prometem uma confrontação de análises diferenciadas e dialógicas do mundo contemporâneo.

Os centros de interesse dos analistas do discursos variam igualmente em função dos contextos nacionais ou regionais específicos nos quais as questões de poder e linguagem, de subjetividade e desigualdade, de linguagem e de contexto são problematizados. Por exemplo, as comunidades de estudos do discurso anglofones, franceses, alemães, espanhóis, brasileiros, portugueses e russos são marcadas por debates dinâmicos, terminológicos e abordagens que não são conhecidas fora de sua comunidade linguística. O 3o congresso DiscursoNet, coorganizado com a ALED, pretende ser um lugar onde o diálogo e a reflexão sobre essas diferentes tradições linguísticas e nacionais possam se produzir.

DiscursoNet (https://discoursenet.discourseanalysis.net) é uma rede interdisciplinar de pesquisadores em análise do discurso que tem uma organização ativa de mais de 25 eventos na Europa ao longo dos últimos dez anos. De sua parte, a Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (ALED, www.comunidadaled.org) foi criada em 1995 com o projeto de promover o desenvolvimento dos Estudos de discurso na América Latina. A ALED já organizou 12 congressos internacionais e 11 eventos nacionais em diferentes países membros. A partir da iniciativa conjunta do grupo DiscursoNet e da ALED, o DNC3-ALED convida a todos a participarem das discussões em torno de algumas concepções, tais como “Europa”, “O sul global”, “Ocidente”, etc. No interior dessas discussões tão abrangentes e necessárias, que fazem parte de nosso mundo contemporâneo, convidamos todos os analistas do discurso, de todas as partes do mundo, a fazerem um balanço dos desenvolvimentos dos Estudos de discurso na atualidade.

Nesse espírito dialógico, o DNC3-ALED:

  • É aberto aos pesquisadores de todas as disciplinas;
  • Acolhe proposições de todas as línguas nas quais são produzidos os Estudos de discurso;
  • Deseja criar e desenvolver um espaço de diálogo não hierárquico e de intercâmbio.

Acolheremos trabalhos que reexaminem os quadros teóricos do discurso, que articulem novas abordagens de diferentes campos e escolas, que estudem fenômenos sociais empíricos e que reflitam sobre o potencial crítico dos Estudos de discurso. Convidamos também contribuições que tratem de desafios teóricos e/ou metodológicos em Estudos de discurso, em especial trabalhos que têm em sua temática as questões sobre o conhecimento e poder.

Os pesquisadores podem direcionar seus olhares para uma variedade de tópicos. Encorajamos contribuições que tenham como objetivo proporcionar novas abordagens, tais como: a subjetividade na sociedade contemporânea, epistemologia discursiva, ideologia, conhecimento e hegemonia, governamentalidade na economia do conhecimento, protesto e ativismo, materialidade do/e discurso, crítica e reflexividade, multilinguismo, política de linguagem, discurso e gênero, classe, migração, racismo, populismo, (neo-) facismo, discriminação, argumentação e retórica, cognição social, discurso institucional, comunicação no trabalho, práticas e identidades no trabalho, interação multimodal e análise do discurso, formatos de mídia on-line e cultura digital, materialismo e discurso, humanidades digitais, interação transcultural, multimodalidade, linguística de corpus, conversação...

Conferencistas:

O DNC3-ALED terá início com uma mesa-redonda coordenada por Johannes Angermuller e Dominique Maingueneau. Os pesquisadores que a comporão refletirão sobre um conjunto de conhecimentos diversos, de diferentes países, que incluem:

  • Caterina Carta, Canada (em inglês)
  • Patrick Charaudeau, França (em francês)
  • Laura Pardo, Argentina (em espanhol)
  • Viviane Resende de Melo, Brasil (em português)

O site do congresso é o seguinte: http://dnc3aled.analisedodiscurso.netNa página, você encontrará as informações nas seguintes línguas: Português, Francês, Inglês, Alemão, Espanhol e Russo. Para mais informações, por favor, entre em contato conosco pelo seguinte endereço eletrônico: dnc3aled@gmail.com.